Criada em 2014, a empresa gaúcha ProjetaBIM busca soluções práticas e inovadoras por meio da compatibilização de projetos utilizando a tecnologia BIM (Building Information Modeling). Assim como na maioria das empresas brasileiras, os funcionários e fornecedores da ProjetaBIM formalizavam toda sua comunicação a partir da troca de e-mails e relatórios em PDF. Na busca de uma forma melhor para apresentar seus relatórios de compatibilização em BIM e a falta de ferramentas acessíveis e que facilitassem a comunicação com seus clientes, a empresa começou a desenvolver uma plataforma própria para isso. Foi dessa maneira que, em 2016, surgiu a Construflow, como spinoff da ProjetaBIM, como conta o arquiteto, Marcos Furtado.
Marcos conta que antes de entrar na ProjetaBIM, eu trabalhava em gerenciamento de projetos e procurava uma ferramenta para melhorar a comunicação entre gerentes, projetistas e construtora. Naquela época, não consegui achar uma solução no mercado que atendesse essa demanda. Quando vim para a ProjetaBIM, o Construflow já existia e era exatamente o que eu queria”.
Centralizando toda a informação em uma única plataforma de grande acessibilidade, a Construflow foi capaz de organizar mensagens e garantir a segurança, tanto na transferência quanto no armazenamento de dados.
A diferença feita pela ferramenta nos fluxos da empresa também pode ser sentida no bolso dos clientes. As construtoras que abraçaram o uso da Construflow, junto à ProjetaBIM, evitam erros que tendem a gerar custos extras e multas por atraso na entrega dos projetos.
“Construflow também otimizou nossas reuniões semanais internas e com clientes, já que facilitou a compreensão e o gerenciamento das diferentes etapas dos projetos.”, lembra Furtado.
A centralização das informações facilitam a comunicação evitando erros.
Os apontamentos identificados e corrigidos refletem economias consideráveis.
Com a Construflow evita-se perda de informações em e-mails e aplicativos.
A plataforma permite que a comunicação seja fluida e objetiva.