Remoto ou presencial?

Remoto ou presencial?
A pergunta que sempre surge ao procurar uma nova vaga.

A quantidade de empresas que seguem com contratações e regime 100% remoto vem diminuindo cada vez mais, a própria Disney causou um alvoroço ao anunciar que teria trabalho presencial quatro vezes na semana.

Entre o remoto e o presencial surgiu o híbrido, que como o próprio nome já diz, é uma mescla entre os dois modelos citados anteriormente.


Porque as empresas estão desistindo do trabalho remoto?

Existam vários motivos para as empresas estarem repassando esse formato de trabalho, porém, vamos destacar algumas aqui: 

  • Falta de controle sob o empregado;
  • Dificuldade em disseminar a cultura da empresa;
  • Perda de produtividade.

Dessas três vou explicar a última.


Trabalho remoto diminui a produtividade?

A resposta é não. O que acontece é que quando estávamos todos trabalhando remotamente durante a pandemia, não tínhamos escolha e precisamos nos acostumar com o “novo normal”.

O trabalho híbrido quebrou a produtividade, pois por mais que as empresas acreditem que presencialmente os funcionários teriam um rendimento maior por estarem sob “vigilância”, nós sempre dependeremos de outras empresas que, ou estão remotamente, ou não estão mais dispostas a se deslocar para reuniões. Até porque durante esse período de transição, muitas empresas da construção civil passaram a contratar escritórios de outros estados, o que inviabiliza fazer reuniões presenciais regulares.

O resultado é que quando você vai trabalhar presencialmente, você acaba tendo que participar de reuniões online com pessoas externas ou mesmo com seus colegas de trabalho que no regime híbrido, naquele dia, estão trabalhando de suas casas. Ou seja, você acaba esbarrando na mesma rotina de reuniões online, reuniões para sanar dúvidas que presencialmente seriam muito simples. Sem contar no deslocamento de ir e voltar do trabalho.

Todo esse tempo “perdido” precisa ser compensado para que seja possível focar nas tarefas produtivas.

Precisamos aprender a desapegar de métodos antigos e usar novas ferramentas e tecnologias para compensarmos essas quedas de produtividade. A inovação não está somente no produto que uma companhia entrega.

 

O fim das atas!

Aqui na Construflow trabalhamos 100% remoto e estamos sempre buscando meios de otimizar nosso tempo, tendo em vista que passamos grande parte do nosso dia em reuniões online.

Registrar o que foi dito em uma reunião era sempre um desafio, presencial ou online. Sempre tinha alguém encarregado de fazer a ata, que cá entre nós, era muito chato.

Com as reuniões 100% online trocamos a ata pelo “grava reunião pra mim?”. O que gerava uma série de outros problemas: “Como vou gravar?” “Travou o computador por estar gravando”, e claro que depois disso tudo eu não assistia um vídeo de 1 hora.

 

tl;dv Nosso assistente de reuniões 

Graças à revolução das IA começamos a testar diversas ferramentas e uma que podemos afirmar que mudou nosso dia a dia foi o tl:dv. Uma ferramenta que entra na reunião online como um participantes (ouvinte), grava a reunião e aonfinal envia um resumo donque foi dito e também os próximos passos.

Essa Inteligência Artificial também transcreve toda a reunião o que possibilita fazer perguntas sobre o que foi falado.

Como ela identificancada participante, nós conectamos ela ao Notion e então ela já envia as tarefas de cada um ao aplicativo do Notion.

É sensacional.

Criamo um vídeo no YouTube para mostrar como você pode utilizar o tl;dv em reuniões online.
Assista aqui!

Utilizar ferramentas tecnológicas e inovadoras é a chave para aumentar a produtividade em trabalhos híbridos e remotos.

Em breve traremos mais ferramentas que utilizamos para automatizar processos que agregam pouco em nossa rotina diária.