Desde a sua fundação em 1976, a Simon Engenharia tem buscado as melhores soluções para seus clientes. Sediada em Porto Alegre (RS), a empresa conquistou renome entre construtoras e incorporadoras brasileiras por sua excelência em projetos estruturais e diferencial na aplicação e investimento contínuo em tecnologia. A empresa é especializada em obras complexas e de grande porte, como hospitais, aeroportos, obras industriais, shoppings, complexos multiusos e teatros. Um dos projetos mais emblemáticos da empresa foi a reforma do Estádio Beira Rio (Clube Internacional), em Porto Alegre, para a Copa de Mundo de 2014.
A empresa foi uma das primeiras a investir no BIM, trabalhando neste modelo desde 2012. Com a aplicação de tecnologia nas obras em que a Simon participava, uma das questões que sempre vinha à tona era: onde guardar os apontamentos das dúvidas que surgem durante as obras? “Antigamente, os apontamentos eram feitos em Excel, que era enviado para o projetista por e-mail. O projetista então respondia por e-mail ou criava mais colunas no Excel. Você imagina isso num empreendimento com dez projetistas, imagina como isso começa a ficar complicado de gerenciar”, diz Marcelo sobre a coordenação de informações entre os vários participantes de um projeto. Para ele, era sempre complicado saber quais eram as prioridades, se os problemas estavam ou não respondidos ou se todos os envolvidos estavam com a versão mais atualizada dos apontamentos.
Com a Construflow, todas as informações ficam clara. A própria equipe de compatibilização e projetistas conseguem melhorar a comunicação e sugerir soluções para o projeto, trabalhando em conjunto. “Agora, podemos clicar nos apontamentos, e ir direto para o problema, economizando muito tempo em reuniões”. Marcelo afirma que, quando as construtoras lançam um projeto, o que interessa para eles é que o projeto seja compatibilizado para resolver problemas da obra.
Dashboards permitem tomar decisões baseadas em dados concretos.
Com a antecipação de erros os retrabalhos diminuíram 90%.
A centralização da comunicação permite que todos estejam na mesma página.
A plataforma facilita o trabalho de todos os participantes da cadeia.