Você está deixando as desculpas limitarem o potencial da sua empresa?

Você está deixando as desculpas limitarem o potencial da sua empresa?

Quantas oportunidades já foram desperdiçadas, quantos sonhos foram adiados, simplesmente porque preferimos encontrar desculpas em vez de enxergar novas possibilidades?

Pense na sua empresa e em quantas oportunidades de inovação você deixou passar. Talvez fosse o momento ideal para implementar uma nova tecnologia, adotar a inteligência artificial nos processos ou investir em soluções avançadas para a construção civil, mas as desculpas prevaleceram: “É muito caro”, “Sempre fizemos assim”, ou “Time que está ganhando não se mexe”.

 

 

Lembra-se da Kodak?

A Kodak inventou a câmera digital em 1975. Incrível, não? Porém, o que deveria ser uma revolução tornou-se uma história de fracasso. Quantas desculpas foram usadas para não avançar com esse projeto? Talvez parecessem justificativas válidas na época, afinal, a Kodak dominava o mercado de filmes fotográficos. No entanto, ao permanecerem na zona de conforto, perderam uma oportunidade transformadora.

 

Na construção civil: A era do BIM e as desculpas repetidas

Recentemente, analisei eventos relacionados ao BIM (Building Information Modeling) nos últimos anos. Sabe o que esses eventos têm em comum? As mesmas desculpas. Desde 2012, ouvimos reclamações sobre o custo elevado da adoção do BIM, a falta de mão de obra qualificada e a ausência de profissionalização dos fornecedores.

 

 

Essas justificativas não são novidade. Provavelmente foram as mesmas usadas na transição do desenho manual para o CAD (Computer-Aided Design). Ontem foi o CAD, hoje é o BIM, e amanhã? Qual será a desculpa para não adotar a próxima revolução tecnológica?

 

Quantas vezes você já viu pesquisas mostrando que a sua empresa está ficando para trás em termos de inovação? Daqui a alguns anos, o CAD provavelmente não estará mais no topo dessas listas, sendo substituído pelo BIM. Na base, surgirão novas tecnologias, como a inteligência artificial e a automação avançada, que podem transformar completamente a construção civil.

 

A Hora de agir é agora

Se você está esperando o momento perfeito para iniciar uma mudança, desista dessa ideia. Esse momento nunca vai chegar. A chave é agir com o que você tem à disposição. Comece agora!

Veja as oportunidades e não as desculpas. Você pode estar segurando a “câmera digital” da sua indústria, mas com os olhos ainda fixados no “filme fotográfico”.

Aqui nossos clientes já têm acesso à inteligência artificial embarcada na plataforma. Vem surfar essa onda com a gente!

Ficou curioso (a) e quer ver mais sobre esse conteúdo?
Acesse nossa gravação do Blue Print Experience Porto Alegre com a participação especial do Ricardo Geromel. Link abaixo.
https://www.youtube.com/live/lXsal_1hNLI?t=806s

– Jorge Neto (Head of Growth da Construflow).